Surdez Leve, Moderada e Profunda
O presente trabalho consiste em relatar os níveis de surdez bem como possíveis tratamentos.
Sabendo que a linguagem é o ponto crucial para a entrada do ser humano na sociedade e em uma cultura, as pessoas com surdez não estão limitadas a isso, desde que ela seja inserida no meio social através da família e da escola.
O indivíduo com determinado nível de surdez é capaz de aprender como qualquer outro, devendo ser adotada uma técnica diferenciada dos demais enfatizando assim os sentidos como tato e visão.
O QUE É SURDEZ?
A surdez ocorre quando há dificuldade ou impossibilidade de captar, conduzir ou perceber os estímulos sonoros oriundos do ambiente.
COMO FUNCIONA O APARELHO AUDITIVO?
A audição é constituída por um sistema de canais que conduz as ondas mecânicas (o som é uma onda mecânica) até o ouvido interno. Ali essas ondas são transformadas em estímulos elétricos que são enviados ao cérebro e é ele que reconhece se ouvimos o latido de um cachorro ou o choro de uma criança.
Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/aparelho-auditivo.htm
TIPOS DE SURDEZ
1. Condução: quando existe um bloqueio no mecanismo que conduz o som desde o canal auditivo até o estribo.
Algumas causas importantes de surdez de condução:
• Acúmulo de cera no canal do ouvido.
• Perfuração no tímpano.
• Infecção no ouvido médio.
• Lesão ou fixação dos pequenos ossinhos (martelo, bigorna, estribo). 2. Percepção ou sensorioneural: (lesão de células sensoriais e nervosas) é aquela provocada por problema no mecanismo de percepção do som desde o ouvido interno (cóclea) até o cérebro.
Algumas causas importantes de surdez de percepção ou sensorioneural:
• Ruído intenso. Intensidades de som acima de 80 decibéis podem causar perdas auditivas induzidas por exposição simples ou prolongadas a ruídos.
• Infecções bacterianas e virais, especialmente rubéola, caxumba e meningite.
• Certos medicamentos como alguns