Suprimentos de mão de obra
Interno: Geralmente utilizado por empresas que trabalham com 'plano de carreira'. Quando há uma vaga na empresa destinada para alguém que já trabalhe na propria organização. Tem como vantagens:
Incentivar a permanência e a fidelidade dos funcionários na organização; Não requer integrações; Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental.
Desvantagens:
Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas; Ideal para empresas burocráticas e mecanisticas
Externo, é utilizado quando surge uma vaga na empresa, e esta procura preenche-lo com pessoas novas, candidatos externos à organização. Algumas vantagens: Introduz 'sangue novo' na organização; Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações.
Desvantagens:
Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização; Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidade a desconhecidos; É mais custoso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.
Misto, é a Combinação das duas opções anteriores.
Hoje o Sonda utiliza os recrutamentos misto e o externo. Adotam um processo de seleção de pessoal por competência: analisam o candidato fazendo uma comparação entre seu perfil e o perfil exigido pelo cargo, a partir dessa comparação, decidem qual entre os candidatos melhor se encaixa no perfil exigido, levando em consideração o seu conhecimento, habilidade e atitude, usam a técnica da entrevista comportamental por acreditar que e um fator fundamental e de grande relevância para o bom resultado da contratação, porque ela especifica de forma clara os