gentileza ou asedio
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA 4
2.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO 4
2.3 ÉTICA 4
2.4 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 4
2.5 MULHER E ECONOMIA 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6 1 INTRODUÇÃO
O Foco principal desta atividade está em aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre a teoria e a prática, discutindo o texto intitulado “Gentileza ou assédio: Conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho” retirado da Casoteca de Gestão Pública da ENAP – Escola Nacional de Administração.
A relação dos trabalhadores com suas empresas vêm mudando ao longo do tempo. As variáveis existentes no contexto das organizações, em termos de motivação, produção dos funcionários e ética, além de envolver o tema referido, abordaremos também algumas questões ergonômicas relativamente nos postos de trabalho.
De fato, durante muito tempo, considerada como lugar de exploração, de dominação e de alienação pela maioria, a empresa tornou-se por excelência, fonte de riquezas e de cultura, destinada a resolver a maioria dos problemas com que nos defrontamos (CHANLAT, 1999, p.16).
As sociedades capitalistas foram construídas com base em uma divisão sexual do trabalho que tende a se reproduzir nas empresas, exercendo significativa influência nas possibilidades de ação das mulheres que exercem função de gerencia (DAVEL e MELO, 2005, p.39).
Nas teorias clássicas e científicas, o enfoque motivacional era baseado na remuneração do funcionário, mas no decorrer do processo, o empregado foi buscando outras preocupações com seu emprego além da remuneração. Existe uma grande luta para garantir a sobrevivência, em meio a esse cenário de competitividade e cobranças. Muitas empresas conseguem manter um bom relacionamento com seus empregados, conquistando a sua colocação no mercado, mantendo um ambiente de trabalho saudável e em constante crescimento. Segundo