Suprimento de mão de obra
Prof. Guilherme Botelho
RECRUTAMENTO DE PESSOAS.
As pessoas e as organizações estão engajadas em um contínuo e interativo processo de atrair umas as outras. Da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam as organizações, informando-se e formando opiniões a respeito delas, as organizações procuram atrair indivíduos e obter informações a respeito deles para decidir sobre o interesse em admiti-los ou não.
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.
O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas necessárias à consecução dos seus objetivos.
O recrutamento requer um cuidadoso planejamento, que constitui uma seqüência de três fases:
1. O que a organização precisa em termos de pessoas (pesquisa interna);
2. O que o mercado de RH pode oferecer (pesquisa externa);
3. Quais as técnicas de recrutamento a aplicar.
Pesquisa interna:
É uma verificação das necessidades da organização em relação às suas carências de recursos humanos, a curto, médio e longo prazo. Ou seja, o que a organização precisa de imediato e para seus planos futuros de crescimento e desenvolvimento. Esse levantamento interno não é esporádico ou ocasional, mas contínuo e constante e deve envolver todas as áreas e níveis organizacionais, para retratar suas necessidades de pessoal e o perfil e características que esses novos participantes deverão possuir.
A pesquisa interna, em muitas organizações, é