A segunda guerra mundial
Desafiando a ordem internacional vigente na década de 1930, o Japão, a Itália e a Alemanha adotaram uma política declaradamente imperialista.
O IMPERIALISMO JAPONES.
No início do século XX, o Japão era uma potencia industrial, a única de toda a Ásia. E tinha deixado de ser vítima do imperialismo para tornar-se ele próprio um país imperialista. Em 1931, o Japão invadiu a Manchúria, províncias chinesas ricas em minérios e solos férteis. A liga das nações que eram controladas pela Inglaterra e pela França, nada fez para socorrer a China. E, de novo, a Liga das Nações mostrou-se impotente.
O NASISMO MOSTRA AS SUAS GARRAS.
Afirmando que os Alemães precisavam de espaço vital, os nazistas ocuparam a Renânia, região situada entre a França e a Alemanha que, segundo o Tratado de Versalhes, devia permanecer desmilitarizada. A França e a Inglaterra nada fizeram. Encorajado Hitler aliou-se a Mussolini em 1936,e, juntos eles entraram na Guerra Civil Espanhola ao lado dos facistas.
A seguir, Hitler e Mussolini solidificaram sua aliança,formando o eixo Roma Berlim, bloco político e militar que, com a entrada do Japão, construíram o eixo Roma-Berlim-Tóquio.
Em Março de 1938,a Alemanha hitlerista anexou a Áustria ( esta anexação foi aprovada por 90% dos eleitores austríacos, o que mostra a grande popularidade do nazismo na Áustria) e passou a exigir os Sudetos,região da Tchecoslováquia habitada por 3 milhões de alemães.
Precionado o governo tcheco pediu auxílio à França,