Supply Chain
Supplychainmanagement, é o sistema que gerencia a cadeia de fornecedores e de logística Quando abordam competitividade e melhoria de processos e sistemas, todas as empresas têm objetivos bem claros, querem resultados mensuráveis, que se traduzam em maiores ganhos e em redução de custos.
A metodologia da gestão da cadeia de fornecimento (Supply Chain Management) tem sido uma das ferramentas crescentemente utilizadas para alcançar tais metas.
O Supply Chain Management, destaca a importância da formação de colaboração entre fornecedores, a fim de fornecer uma cadeia de suprimentos eficiente, e isso tem atraído a atenção das empresas.
No entanto, Supply Chain Management tem as suas dificuldades, a saber, das expectativas desconhecidas dos clientes, bem como os custos e implicações de eficiência. Devido a essas dificuldades, Supply Chain cria uma colaboração entre fornecedores, que juntos, podem fornecer uma melhor atendimento aos seus clientes.
Essa colaboração permite que os fornecedores respondam rapidamente às expectativas dos clientes, com inovações de produtos e antecipaçãode necessidades dos clientes.
Contextualização histórica sobre Supply Chain.
Nos anos de 1950, as preocupações das empresas estavam muito focada em dominar a administração de materiais, não existia o termo logística, não existia o termo Supplychain nos ambientes empresariais.
O foco das empresas era na gestão de estoques, porque sabiam da importância financeira, econômica, que os estoques tinham nos negócios, a gestão de compras e a movimentação de materiais, indiferente do transporte interno dentro das organizações.
Esse conceito veio evoluindo, primeiro passo dessa evolução, buscou agregação da função de distribuição as operações empresariais. Função essa que havia sido atribuído a área de vendas, área de produção, a função de distribuição migrou definitivamente para o que hoje conhecemos como logística.
A melhoria dos sistemas de transporte passou a ser o foco das