Suposi Es Acerca Do Futuro Do R Dio
Muito se ouve falar sobre o futuro do rádio e as opiniões sobre o assunto podem ser bem divergentes. Com a grande popularização da internet nos últimos anos veio também um temor, quase mítico, de que meios de comunicação mais tradicionais, como o jornal impresso e as transmissões de rádio como conhecemos, acabariam quase que instantaneamente. Apesar do crescimento da tecnologia digital ainda se dar de forma extremamente rápida, é possível tomar certo distanciamento e fazer uma análise mais sensata e real do futuro dos tradicionais meios de comunicação, no caso do presente trabalho, o rádio.
Beth Knobel é doutora em políticas públicas pela Universidade de Harvard, já foi chefe do escritório da emissora CBS em Moscou e atualmente leciona no curso de jornalismo da Universidade Fordham. Segundo Knobel, o rádio definitivamente continuará a existir, no entanto, com diversas adaptações, de forma que o
...rádio terrestre irá sumir inevitavelmente algum dia. Mas eu duvido seriamente que isso será o fim do rádio. Estações de rádio continuarão a existir, mas irão distribuir sua programação digitalmente, e gastar o dinheiro que hoje é gato em transmissão aérea em criação de conteúdo (KNOBEL, Beth. Why Radio Will Live On. Em: <http://www.huffingtonpost.com/beth-knobel/why-radio-will-live-on_b_840554.html>. Acesso em: 06 abril 2014.)
Ainda de acordo com a visão de Knobel, as mudanças que ela supõe que acontecerão no formato e conteúdo do rádio são positivas, já que o dinheiro gasto com equipamentos passaria a financiar uma maior produção de conteúdo, bem como novas formas de reportar.
Conclui, por fim, que “[...] o futuro da reportagem via áudio é focado totalmente no conteúdo” (KNOBEL, Beth. Why Radio Will Live On. Em: <http://www.huffingtonpost.com/beth-knobel/why-radio-will-live-on_b_840554.html>. Acesso em: 06 de abril de 2014).
É recorrente a compra de empresas comunicativas por parte de grandes instituições privadas, que trabalham