Suporte California
Reis, Alan Gonçalves(1);Silva, Amarildo Braz(2); Neto, Gabriel Teixeira(3); Santos, Vinicius Andrade (4); Almeida, Rodrigo Pereira(5)
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.alanado_12@hotmail.com
(2) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.amarildo-b--silva1@hotmail.com
(3) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.gabriel-tneto@hotmail.com
(4) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.vinicius.agri@gmail.com
(5) Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.
INTRODUÇÃO
A mecânica dos solos é uma disciplina da Engenharia Civil que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de engenharia. Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como por exemplo, as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dos materiais usados nos maciços terrosos.
O ensaio CBR consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo de prova de solo, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração no solo estabilizado granulometricamente. Essa relação é expressa em porcentagem. O ensaio pode ser realizado de duas formas: Moldando-se um corpo de prova com teor de umidade próximo ao ótimo (determinado previamente em ensaio de compactação); Moldando-se corpos de prova para o ensaio de compactação (em teores de umidade crescentes), com posterior ensaio de penetração desses mesmos corpos de prova, obtendo-se simultaneamente os parâmetros de