Índice de Suporte Califórnia
O ensaio realizado visa a determinação do Índice de Suporte Califórnia de solos utilizando amostras não trabalhadas.
2. FUNDAMETAÇÃO TEÓRICA
Conforme a NBR 9895/87 da ABNT, o ensaio de índice de Suporte Califórnia mede a resistência de um solo compactado e sua capacidade de suporte.
Bernucci (2010) afirma que o ensaio ISC teve início da década de 1920 e tinha como objetivo principal a avaliação de resistência com relação a grandes deslocamentos. Nesta época era comum haver rupturas no subleito. Os resultados destes ensaios eram obtidos por meio de penetrações no solo realizadas em laboratório, método ainda utilizado nos dias de hoje.
É possível conhecer a expansão de um solo sob um pavimento quando este estiver saturado através do ensaio do ISC (CBR), além de adquirir indicações da perda de resistência do solo com a saturação. O ensaio CBR é mundialmente difundido e serve de base para o dimensionamento de pavimentos flexíveis.
O método do DNER impõe limites para dimensionamento de pavimentos flexíveis, que permite uma avaliação do comportamento do solo sob o ponto de vista de deformabilidade e resistência, por meio de um índice:
Da mesma forma, o método do DNER também apresenta limites para os valores de expansão do solo em cada camada. O ensaio de expansão é realizado com os corpos de prova moldados para o ensaio de ISC.
3. MATERIAS
3.1. APARELHAGEM
a) Conjunto de latão, constituído de molde cilíndrico, cilindro complementar e prato de base perfurado com dispositivo para fixação do molde cilíndrico (Figura 1);
Figura 1: Conjunto de latão.
b) Disco espaçador maciço, de aço;
c) Soquete cilíndrico de latão, para compactação (Figura 2);
Figura 2 – Soquete cilíndrico.
d) Prato perfurado de latão, com haste central de latão, ajustável, constituída de uma parte fixa rosqueada e de uma camisa rosqueada internamente e recartilhada externamente, com a face superior plana para contato com o extensômetro;
e) Tripé