Ensaio de suporte california
ÍNDICE DE SUPORTE CALIFÓRNIA (ISC) OU CBR (CALIFÓRNIA)
Esse ensaio foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da California
(USA) para avaliar a resistência dos solos.
No ensaio de CBR, é medida a resistência à penetração de uma amostra saturada compactada segundo o método Proctor. Para essa finalidade, uma pistão com seção transversal de 3 pol2 penetra na amostra à uma velocidade de 0,05 pol/min.
O valor da resistência à penetração é computado em porcentagem, sendo que 100% é o valor correspondente à penetração em uma amostra de brita graduada de elevada qualidade que foi adotada como padrão de referência.
4.1 Ensaio de Capacidade de Suporte CBR (Índice de Suporte Califórnia – ISC)
O ensaio é composto por três etapas:
a) compactação do corpo de prova: são compactados com cinco teores de umidade uma amostra, segundo o método Proctor, utilizando-se o molde grande
(diâmetro de 6 polegadas - aproximadamente150 mm), em cinco camadas, com o soquete grande, sendo que o número de golpes depende da energia de compactação (norma – 12, intermediária – 26 e modificada – 55 golpes), obtendo a curva de compactação (γs x h).
Figura 4.1 - (a)_ compactação do corpo de prova, (b) pesagem e (c) curva de compactação. b) obtenção da curva de expansão: após a compactação, o corpo de prova dentro do molde cilíndrico é colocado imerso por 4 dias, medindo-se a expansão.
c) medida da resistência à penetração:
1.1
Ensaio de Capacidade de Suporte Mini CBR
1.1.1
Generalidades
Esse ensaio, aliado aos ensaios de expansão e contração, gera resultados que possibilitam o dimensionamento de pavimentos e a escolha de solos para reforço do subleito, sub-bases, bases e acostamentos. O ensaio pode ser realizado com ou sem imersão e sobrecarga e dependendo da finalidade para a qual o solo estudado será utilizado, emprega-se energia de compactação “normal”, “intermediária” ou
“modificada”.
O ensaio Mini CBRic com imersão (i) e sobrecarga (c) é