Índice de Suporte Califórnia - CBR
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PAVIMENTAÇÃO - 2596
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
Acadêmica: RA:
Bruna Cardozo Bilhan 79986
Turma 04
Maringá, 2015
1 – OBJETIVO
Este ensaio tem como objetivo analisar as características do solo para a pavimentação e como a umidade influencia no peso específico do solo e, portanto, em sua compactação.
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não saturada e saturada, ar e organismos vivos, incluindo plantas, bactérias, fungos, protozoários, invertebrados e outros animais (CETESB).
São realizados vários ensaios para conhecer as características do solo e melhor empregá-lo. Para determinar a capacidade de suporte de um solo compactado usa-se o método do índice de suporte, que fornecerá o Índice de Suporte Califórnia ISC, também conhecido como CBR.
No Brasil o ensaio de Índice de Suporte Califórnia é padronizado pelo DNER, através da norma rodoviária DNER-ME 049/94 e da NBR 9895-87. Este ensaio determina o valor relativo do suporte de solos, que é utilizado no dimensionamento de pavimento de rodovias. A partir dos resultados encontrados nos ensaios determina-se a espessura do pavimento necessária para o subleito.
Através deste ensaio é feita uma relação entre a pressão produzida na penetração de um pistão em um corpo de prova de solo e a pressão produzida na penetração de uma mistura de brita granulometricamente estabilizada, esta a relação é apresentada em porcentagem.
Determina-se a espessura das camadas do pavimento para que as tensões geradas pelo tráfego sejam transmitidas para o subleito sem deformações excessivas e