Suporte Básico
O Suporte Básico da Vida é a fase do Serviço Médico de Emergência que previne a parada ou insuficiência respiratória ou circulatória através do reconhecimento imediato e intervenção, ou mantém a ventilação da vítima na parada respiratória com a ventilação boca-a-boca ou a ventilação e a circulação nas vítimas de parada cardíaca com a ressuscitação cardiorrespiratória.
Vamos abordar a seguir suporte básico de Vida e suporte Avançado de vida.
Que visa um atendimento de sucesso ao paciente.
Suporte Básico de Vida.
É todo procedimento não invasivo realizado por leigo ou socorrista que visa manter a viabilidade dos órgãos nobres até a intervenção do suporte avançado.
PCR = é a ausência de atividade mecânica cardíaca, confirmada pela ausência de pulso detectável, ausência de expansividade e apnéia ou respiração agônica.
Avaliação da cena
-O que aconteceu ? (há quanto tempo?)
-Cena segura?
-Numero de vítimas?
-Apoio se necessário
- Bio-proteção
O paciente parece estar “doente” ou “saudável”?
Achados normais ou anormais?
-Aspecto: estado mental, tônus muscular
-Respiração: freqüência e esforço movimentação do torax/abdomem e, posição do corpo
-Circulação: cor da pele
1. AVALIAR CUIDADOSAMENTE O CENÁRIO:
– Qual a situação? Observar, reconhecer e avaliar cuidadosamente os riscos que o ambiente oferece (para você, sua equipe e terceiros – paciente, familiares, testemunhas, curiosos), qual o número de vítimas envolvidas, gravidade etc.
– Como a situação pode evoluir? Tenha sempre em mente que o ambiente pré-hospitalar nunca está
100% seguro e uma situação aparentemente controlada pode tornar-se instável e perigosa a qualquer momento. Portanto, a segurança deverá ser reavaliada constantemente! Identifique as ameaças ao seu redor, tais como riscos de atropelamento, colisão, explosão, desabamentos, eletrocussão, agressões etc. Na existência de qualquer perigo