Suplementos alimentares
Introdução:
O nome do metal é originado da mitologia germânica, que faz alusão a um duende chamado “Kobalt”, por que os mineiros acreditavam que o cobalto era um metal contaminante sem utilidade e figura do duende estar ligada a de seres malfazejos.
Cobalto: O nome do metal é originado da mitologia germânica, que faz alusão a um duende chamado “Kobalt”, por que os mineiros acreditavam que o cobalto era um metal contaminante sem utilidade e figura do duende estar ligada a de seres malfazejos. O cobalto é um elemento químico, de símbolo Co, número atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atômica 59,93 uma, propriedades discretamente magnéticas. Foi descoberto na antiguidade e isolado em 1735 pelo químico sueco Georg Brandt.
- É encontrado na natureza na forma de sulfoarsenieto de cobalto que possui formula molecular CoAsS ou na forma de impureza associado a metais como Fe, Ag, Ni, Pb e Cu.
- O cobalto é utilizado como componente ativo em formulações de secantes para pintura em óleo sobre tela, no refino de petróleo, usado também em eletrodeposição pela dureza, aparência e resistência à oxidação. Existem outras importantes como a utilização em eletrodos, e a obtenção de seus sais como cloretos, sulfatos, nitratos e acetatos são utilizados para colorir o vidro de azul e na fabricação de tintas e de outros revestimentos metálico anti-corrosão. Os sais solúveis do metal são bactericidas altamente enérgicos que são utilizados na desinfecção de diversos produtos.
- Forma liga com cromo e tungstênio que por sua vez é utilizado em objetos capazes de suportar altas temperaturas e ser mecanicamente resistente. O 60Co é usado no em radiografia e em radioterapia por ser uma potente fonte raios gama.
Dissolve-se com facilidades em ácidos inorgânicos diluídos e forma hidróxidos insolúveis, ou seja, precipitados, em reação com bases fortes:
“ O cobalto esta presente no sol e