Suplementos alimentares
Curso: Nutrição
Fortaleza, 28 de novembro de 2012.
Introdução
O mundo do esporte está cheio de produtos que prometem aumentar a resistência, melhorar a recuperação, reduzir a gordura corporal, minimizar o risco de doenças ou promover alguma outra característica que melhore o desempenho esportivo. Os atletas são os principais consumidores de suplementos e um grupo-alvo importante para essa indústria multimilionária. A distinção entre suplementos e alimentos esportivos, às vezes, é arbitraria. Se a diferenciação basear-se na forma do produto, podemos considerar que os suplementos são pílulas, porções, capsulas ou pós, enquanto os alimentos esportivos apresentam-se sob a forma mais tradicional – barras energéticas,bebidas e outros produtos comestíveis.No entanto, as definições diferem bastante de país para país,de acordo com a regulamentação dos produtos alimentícios e farmacêuticos.Essa distinção pode ter praticas importantes na maneira como esse produtos são fabricados e divulgados.
Entre as questões que devem ser consideradas na analise da utilização de um suplemento, em primeiro lugar, está à eficácia do produto; devem ser considerados a quantidade e o horário da suplementação, além das condições especificas do exercício para o qual os efeitos serão otimizados.
É preciso salientar que também possuem muitos alimentos esportivos eficazes quando atendem a determinado objetivo nutricional especialmente planejado para o treinamento ou competição.
Os atletas estão sempre em busca de suplementos nutricionais que os façam ter a supremacia sobre os outros competidores. Esse comportamento é responsável, em parte, pelo amplo registro de drogas ilegais no esporte. A dificuldade está em encontrar substancias que melhorem o desempenho, mas que não implique na violação dos regulamentos. Além disso, é importante que qualquer substância química não provoque efeitos colaterais danosos.
Suplementos alimentares
São