Ecossistema terrestre
É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Se por exemplo, uma grande área com mata nativa de determinada região for substituída pelo cultivo de um único tipo de vegetal, pode-se comprometer a cadeia alimentar dos animais que se alimentam de plantas, bem como daqueles que se alimentam destes animais.
Os principais ecossistemas terrestres são:
Floresta tropical; Floresta temperada; Savana; Pradarias (Estepe); Deserto; Taiga; Tundra.
Floresta tropical Ocorre em regiões de clima quente e úmido, como na Amazônia, na bacia do rio Congo (na África) e no sudeste da Ásia. Ocupa cerca de 20% da superfície terrestre e contém mais de 1,5 milhões de espécies vegetais e animais.). São mais frequentes os animais arborícolas, como macacos, preguiça, papagaio, etc. e mais raros os que se locomovem no solo, como anta, tatu, jiboia, etc.
Floresta temperada Ocorre em regiões de clima com estação fria, ocupando grande parte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Eram frequentes os pequenos animais, como esquilo, castor, doninha, etc., bem como urso, lobo, veado, etc.
Savana Ocorre em regiões úmidas com estação seca prolongada, como na África Central e no Brasil Central, onde é chamada de “cerrado”. Trata-se de campo com predominância de gramíneas, à quais se juntam algumas espécies arbóreas e arbustivas, como baobá e acácias na África e os chamados “paus tortos” no Brasil - barbatimão, pequi, pau-santo, etc.
Pradarias (Estepes) são vegetações herbáceas fechadas presentes em áreas de clima temperado. Os animais típicos das pradarias são...
DESERTOS - Os desertos ocupam mais do que um terço da superfície da