Suplemento Anabólico Alimentar
De acordo com Malu Bastos, nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), “existe mesmo uma confusão de conceito entre os dois produtos que precisa ser esclarecida”, afirma.
Ela explica que os suplementos alimentares são produtos elaborados com ingredientes alimentícios, podendo ser adicionados de um ou outro nutriente sintético idêntico ao presente nos alimentos, enquanto os anabolizantes ou esteroides anabólicos são derivados sintéticos da testosterona e de outras substâncias medicamentosas, que podem agir negativamente sobre o organismo e trazer problemas de saúde. “Os suplementos alimentares são produtos destinados – como o nome diz – a suplementar a dieta e que contêm ingredientes como proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos, aminoácidos ou a mistura desses nutrientes em quantidades preestabelecidas. São normalmente ingeridos na forma de cápsulas, tabletes, bebida ou pó para preparo de bebida, tornando-se uma forma conveniente para a obtenção dos nutrientes necessários durante a prática de exercícios ou em competições, por exemplo”, destaca a nutricionista.
Ela observa que todos os suplementos alimentares comercializados atualmente passam pelo crivo da Anvisa para serem revendidos no Brasil. “O número de registro da Anvisa deve constar na embalagem de cada produto e sinaliza que ele foi avaliado pela agência e que seu consumo, nas quantidades sugeridas, é seguro e benéfico ao esportista profissional ou ocasional.”
É importante lembrar que “ocasional” não quer dizer “eventual”, ou seja, pessoas que façam exercícios de menor intensidade do que os profissionais, porém de forma constante, e não aqueles que se exercitam