Supervisor de Vendas
A Vale tem como recursos sua tecnologia na exploração de minério, exportação de produtos a nível mundial, presença em todos os continentes e participação em empresas estrangeiras para exploração dos minérios. A Vale tem uma característica de horizontalização e dentro do grupo, possui participação de diversas empresas desde exploração de minério de ferro, manganês, ligas, cobre, alumínio, aço, etc. Isto tudo aliado a riqueza que o Brasil tem em minério faz com que a Vale tenha uma vantagem competitiva extremamente grande e ser uma gigante mundial.
Com o Dólar enfraquecido o preço das commodities descem e isto faz com que os produtores tenham problemas com os preços, pois com o custo mais baixo, a demanda cresce já que o preço é mais atrativo para o mercado exterior. Este custo mais baixo pode não ser atrativo para os produtores e às vezes poderá sofrer prejuízos e a produção não pode parar. Neste caso é necessário ter um equilíbrio no fator cambial para que não ocorram problemas com a demanda e o custo para o produtor.
A Vale poderá ter riscos que todo grande exportador pode sofrer, flutuação do dólar, queda da economia local, crises internacionais, aquisições de empresas do grupo, ofertas de aquisição de seus concorrentes (acionistas podem ficar tentados com a oferta), etc. Todos estes fatores estão sujeitos e a Vale deve estar preparado a cada mudança, caso o contrário, poderá sofrer diminuição e quedas em suas receitas.
O baixo custo de exploração dos minérios, localização provilegiada, abundância de matéria-prima, mão-de-obra barata, etc.
A Vale é uma empresa mais internacionalizada do que a Xtrata, pois tem presença em diversos países (todos os continentes), enquanto a Xstrata, apesar de ter sua presença mundial, ela tem uma concentração maior na Australia, África e América do Norte, deixando a Ásia e Europa em segundo plano.
Sim, pois ela tem participações em outros países além de efetuar aquisições de empresas estrangeiras.
A