superficie equipotenciais
Superfície Equipotencial
Aluno: Johnathan Mattos
Agosto de 2014
Introdução
Esse experimento tem como finalidade a observação do comportamento de uma superfície equipotencial num meio líquido condutor, (solução eletrolítica). Com auxílio de equipamentos que nos possibilitam fazer as medidas necessárias e o recolhimento de dados para um prévio e mais detalhado estudo do experimento, de onde tiraremos as nossas conclusões e exportaremos os resultados observados.
Objetivo
Descrever e observar o comportamento das linhas equipotenciais e linhas de força, através do campo elétrico de placas paralelas o que gera uma superfície equipotencial.
Material utilizado:
Cuba transparente
Papel quadriculado
Fonte de tensão
Eletrodos em forma de placa metálica
Fios condutores
Ponteira de Metal para medição
Multímetro ajustado para voltímetro na escala de 20V CC
Solução eletrolítica
Teoria
Em seguida estão definidos conceitos físicos como: campo elétrico, potencial elétrico e superfície equipotencial, relativos ao experimento.
1) Campo elétrico
Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
A equação usada para se calcular a intensidade do vetor campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q):
O campo elétrico em um ponto é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. Para verificarmos a sua presença neste ponto, colocamos neste uma carga de prova positiva. Se esta ficar sujeita a uma força eletrostática, dizemos que a região em que a carga se encontra está sujeita a um campo elétrico. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que a carga está sujeita e, no caso da carga ser positiva, o mesmo sentido. Se negativa o oposto.