Superdicas de ortografia
Capítulo 1: Escrever certo pega bem
Neste capítulo, vimos que a ortografia não é importante para a comunicação, pois mesmo que as letras de uma palavra estejam em ordem diferente, entendemos claramente a leitura. Mas de outro lado, é coerente escrever certo, preocupando-se com acentos, vírgulas, pontos, hífen, etc., pois pega bem em concursos, universidades, e para a sociedade como um todo.
Capítulo 2: Ortografia é Fixação
Aqui o autor, complementa o 1ª capítulo dizendo que quanto mais o ser humano estar em contato com a escrita, menor a chance de levá-lo ao erro da escrita, sem ao certo conhecer a regra da palavra (etimologia), mas sim porque as vemos sempre sua grafia. Também sita uma das várias regras da ortografia: “ as palavras derivadas seguem as primitivas “ , mantendo-se assim, a grafia original, mas que por outro lado existem as traidoras.
Capítulo 3: Palavras têm mais de uma cara
Na língua portuguesa há palavras com duas ou mais grafias, e tanto faz, escrevê-las de um jeito ou de outro que a pronúncia é a mesma. Mas existem palavras que enganam, os cidadãos pensam que escrevê-las de outro modo está correto, mas estão muito enganados.
Capítulo 4: Pronúncias iguais dão recados diferentes
Sita as palavras homófonas, no qual tem a mesma pronúncia, mas grafia e significados diferentes.
Capítulo 5: O alfabeto tem manhas
Entende-se aqui que o alfabeto tem manhas, por ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos, de um jeito divertido e gostoso, cada professor tem uma forma diferente do outro de ensinar o alfabeto a seus alunos.
Capítulo 6: Vogais usam máscaras
Vogais usam máscaras, porque representam fonemas (sons) diferentes, as vezes oral, outra nasal, ora aberto, ou até reduzido, como é o caso também da consoante X, que as vezes tem som de CH, outra Z, ora C e também de KS (táxi).