Super Estudante
E a comparação dos números só deixa o debate ainda mais interessante. Enquanto a maioria de nós tende a ler cerca de 200 a 400 palavras por minuto, as pessoas que fazem a tal da leitura dinâmica dizem ler de 1000 a 1700 palavras no mesmo intervalo de tempo. Espantosa e chocante diferença, não?
Mas, antes de entender do que se trata exatamente a leitura dinâmica, e se ela é mito ou realidade, vamos falar um pouco sobre como funciona a leitura em si. O que sabemos sobre a leitura “tradicional”, digamos assim, é que ela é um processo terrivelmente mecânico que acontece de acordo com algumas etapas.
Primeiro você olha para uma palavra, ou várias palavras. Isso se chama “fixação” e leva cerca de 0,25 segundo. Depois, você move o olho para a próxima palavra, ou grupo de palavras. Essa etapa se chama “sacada” e leva cerca de 0,1 segundo. Depois isso é repetido uma ou duas vezes e você faz uma pausa para compreender o que acabou de ler, o que leva de 0,3 a 0,5 segundo, em média. E é assim que 95% dos estudantes universitários têm uma leitura média de 200 a 400 palavras por minuto.
Leitura ou videogame: o que estimula mais a criatividade?
Os leitores dinâmicos alegam que diminuem o tempo de fixação – que é o tempo que “gastamos” olhando para as palavras. E eles tendem a fazer isso cortando o que é chamado “subvocalização”, o processo de repetir as palavras na cabeça enquanto as lê. Ao longo do tempo, algumas técnicas e métodos foram desenvolvidos com o objetivo de