SUN TZU RESUMO
O nome verdadeiro de Sunzi era Sun Wu e ele nasceu em 535 a.C. Ele era originalmente um nobre de Qi no fim do Período da Primavera e Outono. Quando guerras eclodiram em Qi, ele migrou para o Reino de Wu e viveu em reclusão, dedicando-se a estudar a arte da guerra. A obra “A Arte da Guerra” é um tratado militar chinês valioso que é atribuído a Sunzi, que trabalhou como general para o rei do Reino de Wu.
Um dia, o rei chamou Sunzi e disse “Você escreveu treze capítulos em ‘A Arte da Guerra’ e parece que a teoria de cada capítulo é perfeita. No entanto, é uma teoria e ninguém sabe se todas as teorias podem ser postas em prática.”
Sunzi respondeu ao rei, “Você pode convocar algumas pessoas e me permitir demonstrar minhas teorias? Então, você poderá entender a arte da guerra.” O rei imediatamente transmitiu uma ordem para enviar 180 empregadas de seu palácio para atuarem como militares. Primeiro, Sunzi dividiu-as em dois grupos e designou duas concubinas, que eram as favoritas do rei, para serem as líderes de cada grupo.
No início do exercício, elas não levaram a atividade a sério e, mesmo seguindo as instruções de Sunzi, o treino foi uma bagunça, não importa o quanto clara e repetidamente ele tenha as ensinado.
Várias vezes, Sunzi pediu às empregadas para não tomarem o exercício como uma piada e as advertiu para não cometerem erros, caso contrário, seriam punidas pela lei militar. Após o exercício começar novamente, as empregadas continuavam rindo e não prestavam atenção a Sunzi.
Sunzi olhou seriamente para as duas líderes e lhes disse “Vocês duas, como capitãs, não cumpriram o dever de vigilância e devem aceitar a punição.” Então, as duas concubinas foram executadas segundo o código militar.
Perdendo duas concubinas favoritas, o rei perdeu a vontade de observar o exercício. Sunzi ficou