Sun tzu - incompleto
Administração – Noite – 2ºL
Sun Tzu
Stephanie Lorraine Oliveira Silva
São Paulo,
Fevereiro de 2013
Introdução “Se as ordens não são claras e diretas, se as ordens não são completamente entendidas, o general é o culpado. MAS se suas ordens FOREM CLARAS e os soldados mesmo assim desobedecerem, então a culpa é de seus oficiais.”
Sun Tzu
Sumário Biografia 4 Uma história sobre Sun-Tzu e liderança 5
Biografia
Sun Tzu (544 a.C) foi um estrategista de guerra, filósofo chinês e general do Rei Hu LU, acumulando muitas vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes . Ficou conhecido por ter escrito o livro “A Arte da Guerra” e por ser um profundo conhecedor das manobras militares, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra. Não existem registros da data de sua morte.
Apesar de ter nascido há milênios, tem grande influência sobre estudiosos e militares que abordam assuntos sobre estratégias de guerra, através do livro "A Arte da Guerra". Os profissionais do meio corporativo e de negócios, possuem o filósofo e estrategista como grande inspirador de suas decisões e negócios.
Seu livro também inspirou políticos conhecidos como o ditador Mao Tsé Tung, Gengis Khan, Napoleão Bonaparte e Zhuge Liang. Seus ensinamentos alcançam todos os indivíduos no confronto com seus oponentes, exércitos contra exércitos e empresas contra suas concorrentes.
Uma das histórias mais repetidas sobre Sun Tzu descreve o modo pelo qual ele empregava as "concubinas" para demonstrar, no palácio, ao rei, exemplos de manobras de combate e deslocamentos de tropas.
O livro “A Arte da Guerra" possui conteúdo e tema bastante atual, onde Sun Tzu propõe que o general deve ter certas qualidades essenciais para vencer qualquer batalha: a surpresa, a dissimulação e o segredo.
Desde que foi encontrada, essa obra foi traduzida centenas de vezes e recebeu várias interpretações.
A "Arte da Guerra" foi traduzida, inicialmente, pelos