Aditivos para concreto
Os aditivos atualmente são figuras muito utilizadas nas dosagens e preparações de concretos para construção civil. Conhecidos como o quarto elemento do concreto além do cimento, água e agregados, sua utilização é diretamente proporcional à necessidade de se obter concretos com características especiais. Eles têm a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.
Algumas marcas e tipos conhecidos de aditivos no mercado são: Sika, Conplast, Mastermix, Argaplast, Mastercal, dentre outras.
Alguns Aditivos utilizados nos concretos:
Plastificante:
Utilizado para reduzir a relação água/cimento para uma mesma consistência de concreto e reduz a permeabilidade do concreto. Alem de proporcionar mais trabalhabilidade para o concreto.
Podendo ainda ser plastificante com retardador de pega. Onde dá uma trabalhabilidade ainda maior para o concreto. Utilizado onde o local de concretagem e longe da usina (no caso usinado)
Utilizados em concretos em geral e grautes. Execução de pisos, lajes, etc.
Vantagens:
Maior trabalhabilidade para determinada resistência, maior resistência para determinada trabalhabilidade e menor consumo de cimento para determinada resistência e trabalhabilidade
Desvantagens:
Retardamento do início de pega para dosagens elevadas do aditivo, riscos de segregação e enrijecimento prematuro em determinadas condições
Superplastificantes:
Aumenta o indice de conscisencia, diminui a quantidade da água no amassamento. Proporciona a obtenção de concreto e argamassas auto-adensáveis e com alta fluidez, resultando em maiores resistências e menor permeabilidade dos concretos.
Utilizados em concretos em geral e grautes. Execução de pisos, lajes, etc.
Vantagens: Concretos Auto-adensaveis,