Sumario pc
Introdução
1. O presente considera a avaliação contábil dos estoques em geral, a exceção dos mensurados a seu valor realizável líquido, como os ativos cuidados pelo termo Técnico CPC 29- Ativo Biológico e Produto Agrícola, das commodities avaliadas por comerciantes valor justo, menos custo de venda, dos ativos incluídos, termo Técnico CPC 17- Contrato de construção e dos instrumentos financeiros.
Objetivo do Pronunciamento
2. Determina a forma de avaliar os estoques adquiridos para revenda, mantidos para consumo ou utilização industrial ou na prestação de serviços, processamento e de produtos acabados prontos para a venda.
Principais características do pronunciamento
3. Exige que os estoques devem ser mensurados pelo valor do custo ou pelo valor realizável líquido, do dois o menor. Incluem todos os custos de aquisição, transformação e outros incorridos para trazer os estoques a sua condição atual. Participa preços de compra mais impostos de importação e outros tributos, custo de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuídos a aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Também incide descontos comerciais, abatimentos e outros devem ser deduzidos do preço do custo da aquisição. 4. Os custos de estoque fabricados em processo de fabricação são aqueles diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, bem como é mão de obra direta e matéria prima também a alocação sistemática de custo indireto de produção fixo e variáveis. 5. A alocação dos custos indiretos fixo as unidades produzidas baseia-se no volume normal de produção, ao longo de vários períodos sazonais resultante da manutenção planejada, de férias coletivas planejadas. 6. Quando se fabrica produtos conjuntos ou um subproduto, os custos de transformação não separadamente identificáveis devem ser atribuídos aos produtos numa base racional. 7. Os salários e outros gastos