sumario monografia
Curso: Direito
Disciplina: Monografia I
Professor(a): Eunildes Gonçalves Santos
Ráisa Cristine Campos
O Tratamento Dado aos Psicopatas Homicidas
No Brasil
Sobradinho-DF
2014
1. Tema O Tratamento Dado aos Psicopatas Homicidas no Brasil.
2. Objeto O foco deste trabalho é a análise de qual medida punitiva deve ser aplicada no caso do autor do crime de homicídio ser um psicopata. Tendo em vista que as medidas utilizadas hoje parecem ser ineficazes.
3. Hipótese A ineficácia das medidas punitivas no caso do réu ser psicopata pode se dar ao fato de que nenhuma delas atingem suas finalidades.
4. Justificativa O motivo para estudar o tema em questão deve-se ao fato de que as penalidades aplicadas no Brasil (as mediadas de segurança e as penas privativas de liberdade) não parecem eficazes. Isso se deve ao fato de que as mediadas de segurança devem ser aplicadas a pessoas com algum tipo de deficiência mental. Porém, de acordo com a maioria dos médicos, hoje em dia, o psicopata não é diagnosticado como doente mental, mas sim como alguém que sofre de um transtorno de personalidade, ou transtorno emocional, tendo completa consciência da ilicitude de seus atos. Em relação às penas privativas de liberdade, estas também não seriam eficazes, uma vez que não cumprem com a finalidade de ressocializar o réu psicopata, já que ele não sente remorso, não se arrepende de seus atos. Por isso, a chance de voltar a cometer crimes quando for solto é grande.
5. Objetivos
5.1 Geral Aprofundar o conhecimento sobre o assunto estudado.
5.2 Específicos Questionar o tratamento dado aos psicopatas homicidas, no Brasil, de forma que se entenda o porquê da ineficácia das penalidades adotadas. Buscar alternativas que sejam eficazes na punição de psicopatas que cometem o crime de homicídio.
Metodologia Científica
Para elaborar projetos de pesquisa, necessitamos utilizar alguns métodos para colher informações que irão formar aos