Sumanta ghoshal
279 palavras
2 páginas
SUMANTRA GHOSHALNascido na índia em 1948 e falecido em Londres, em 1994, foi Professor de Liderança Estratégica na London Business School (Reino Unido) e professor convidado do Insead (França), Ghoshal lecionou igualmente no MIT (Estados Unidos). É considerado um especialista em gestão estratégica, particularmente no tema da globalização. Escreveu, em parceria com Christopher Bartlett, o livro Managing Across Borders, traduzido para mais de 60 idiomas. Foi Pioneira ao definir o conceito de empresa transnacional. Um dos seus artigos mais célebres intitula-se "Rebuilding Behavioral Context”, publicado na Sloan Management Review, em que os autores defendem uma abordagem humana da reengenharia, baseada na disciplina; apoio; confiança; e desafio. Ghoshal dirigiu um programa para executivos no Insead.
LIDERANÇA ADMINISTRATIVA
A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
ABORDAGEM HUMANISTICA
A Abordagem humanística da administração representa uma transferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos técnicos e formais da administração para os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho. * A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho; * A adaptação do trabalho ao trabalhador.
Essa experiência aconteceu na fábrica da “Western Eletric Company” à partir de 1927 e foi comandada por Elton Mayo, seu objetivo: determinar qual a relação existente entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários (produtividade).
A experiência de Hawthorne durou até 1932 e abalou sensivelmente a Teoria Clássica até então