sulfato ferroso
Paulo de Souza lima1, Tamires Satlher1, Hermínio Oliveira Medeiros2
1Alunos do Curso de Farmácia da Faculdade do Futuro. 2Docente do Curso de Farmácia da faculdade do Futuro. *Endereço para correspondência: Rua Duarte Peixoto, 259, Coqueiro, Manhuaçu/MG – 36900-000 prof.herminiomedeiros@gmail.com Manhuaçu - MG 2013
INTRODUÇÃO
O sulfato ferroso é um fármaco utilizado no controle da anemia ferropriva, através da reposição de ferro no organismo, é um fármaco eficaz, barato, e amplamente utilizado. A carência de ferro é a deficiência mais comum no mundo (UMBELINGO e ROSSI, 2006). A falta de ferro diminui as reservas na proteína ferritina serica, com o declínio há restrição na síntese de hemoglobina, consequentemente instalando um quadro de anemia (CARDOSO et al., 2008). cerca de 30% da população mundial tenha anemia, com prevalência em crianças e gestantes, (BRICKS, 1994). A anemia acomete cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo.(MATTA. 2005) .Na América latina atinge cerca de 30% das gestantes e 55% das crianças entre 6 a 18 meses de vida (KATZUNG, 2006).
O ser humano necessita da ingestão diária de ferro, cerca de 10mg para homens e 18mg para mulheres (PEREIRA et al., 2011). A administração de ferro acontece por via oral e em casos especiais por via parenteral, os compostos ferrosos mais utilizados são os sais de ferro, como o sulfato ferroso, succinato ferroso, gliconato ferroso e fumarato ferroso, o ferro é absorvido no duodeno e na parte superior do jejuno (RANG et al., 2007). Esta absorção é controlada por mecanismo de feedback, aumenta em resposta a necessidade, como baixa nas reservas de ferro, ou no aumento nas necessidades como por exemplo em gestantes, crianças e mulheres apos a menstruação (KATZUNG, 2006).
No organismo de um homem de 70 kg contém cerca de 4 a