suicidio
1 TEMA Suicídio
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA Suicídio: luto da família que perde um parente por suicídio na cidade de Manaus: estudo de casos
3 PROBLEMA O suicídio esta cada vez mais comum no âmbito social, e sem conhecer as causas que levam esse individuo a tirar sua própria vida a família vive em meios a lembranças tentando encontrar respostas para o ato praticado, em meios aos destroços da sua caótica vida o sujeito acha uma resposta rápida para os seus problemas aniquilando suas mais severas frustações atingindo assim todos os níveis sociais, culturais e religiosos. Conforme Freud (1917) “o sentimento de culpa quanto ao ato suicida representa para as famílias a ponta do iceberg, pois existe uma grande dificuldade na crença das motivações e atitudes, que não podem ser explicadas pelo racional”.
. Em meios a tantas perguntas, a família fica nas mais severas lembranças a quais se questionam constantemente pelo ato praticado. De acordo com essa problemática questiona-se: Quais as consequências psicológicas, sociais e culturais que a família sofre ao perder um parente por suicídio?
4 QUESTÕES NORTEADORAS
Quais as consequências psicológicas que a família encontra em perder um parente por suicídio?
Como a família reage diante do suicídio?
Quais as estratégias de enfrentamento que as famílias utilizam para lidar com o suicídio?
5 OBJETIVOS
5.1 Geral Investigar as dificuldades e a problemática que a família encontra no meio social, religioso, cultural e psicológico em lidar com o suicídio.
5.2 Específicos
Verificar as consequências que o impacto causa no âmbito familiar;
Investigar em que momento a família se sente culpado;
Analisar mecanismo que a família lança para superar a ausência do parente; Identificar quais danos que o fato pode causar na família.
.
6 JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa surgiu com o intuito de compreender os motivos que levam uma pessoa a tirar sua própria vida e as