Suic dio
É o ato intencional de matar a si mesmo, suas causas são principalmente transtornos mentais e psicológicos, depressão, esquizofrenia, abuso de drogas, exclusão social, crise e perca de identidade, culpa por algo, dificuldades financeiras, emocionais e afetivas entre outras
Os 7 Pecados Capitas
O suicídio pode se encaixar tanto no pecado preguiça, que também está envolvido com a depressão e amargura, quanto no pecado soberba, que é divido em dois pecados: a soberba e a vaidade, é considerado o pecado mais maligno que é simplesmente achar que não necessita de Deus.
A Divina Comédia
A obra mostra a visão mais aceita de
Inferno entre os cristão, e nela demonstra a punição para cada pecado cometido em vida. No quarto círculo e no segundo giro do sétimo círculo, Dante presencia o sofrimento para os depressivos e suicidas.
Escrituras sagradas
Pegando como exemplo a Bíblia e o
Alcorão, ambos tem a mesma conclusão em relação a esse assunto. Na Bíblia, o suicídio é tratado como assassinato, e se o cometer, não será condenado por ter se matado, e sim por ter rejeitado a vida eterna e salvação através de Cristo, e também por ter antecipado um ato exclusivo de Deus, que é decidir quando a pessoa tem a vida tirada. No Alcorão, o ato de se matar é rejeitar a misericórdia e amor de Deus/Alá para com a pessoa.
A Bíblia suicídio: menciona
Abimeleque
seis
pessoas
que
cometeram
(Juízes 9:54), perda de sua identidade
pessoal
Saul (1 Samuel 31:4), sentia-se rejeitado e um fracasso O escudeiro de Saul (1 Samuel 31:4-6), se matou após o suicídio de Saul
Aitofel (2 Samuel 17:23), não aceitou negação, por seu conselho não ter sido aceito
Zinri (1 Reis 16:18) , não aceitava autoridades
Judas (Mateus 27:5), depressão e culpa
Suicídio na sociedade Para Durkheim
O suicídio é um fato patológico, ou seja, anormal, são três:
Suicídio egoísta
Suicídio altruísta
Suicídio anomico
Suicídio nas religiões
Cristianismo
O catolicismo