Sucos
O público-alvo principal deste produto são as crianças, como pode ser comprovado pelos comerciais de TV que, na maioria das vezes, utilizam temas e personagens infantis para anunciar o produto. Elas se sentem atraídas, principalmente, pela diversidade de sabores existentes e pela coloração variada que o produto adquire ao ser diluído em água.
Essa coloração é a característica principal deste produto e lhe é conferida através da adição de corantes à sua formulação.
Os aditivos de cor podem ser qualquer corante, pigmento ou substância que confira cor quando adicionado ou aplicado aos alimentos, medicamentos, cosméticos ou ao corpo humano.
A utilização de corantes em alimentos já é uma técnica antiga, praticada pelos egípcios há 3.500 anos, sendo introduzida na Europa alguns séculos antes de Cristo.
Os corantes podem ser usados em uma grande variedade de produtos alimentícios, incluindo biscoitos, cereais, sorvetes, bebidas, queijos, produtos de confeitaria, entre outros, com o objetivo de:
compensar a perda de cor decorrente da exposição à luz, ar, temperaturas extremas, umidade e armazenamento do produto; corrigir variações naturais da cor (alimentos sem cor são associados, geralmente, e de forma incorreta, à baixa qualidade); intensificar as cores, o que ocorre naturalmente, porém em níveis mais baixos; estabelecer uma identidade de cor entre o produto final, que a princípio seria descolorido, e o alimento que o origina (exemplo: a adição de corantes vermelhos a sorvetes de sabor morango); proteger o sabor e o valor nutritivo de