Suco
Este projeto faz parte do Plano de Desenvolvimento Setorial de Frutas Processadas e teve o objetivo de identificar formas de diversificar a produção, através de uma adequada integração entre indústria e produtor. Para Jorge Boeira, coordenador do projeto da ABDI, ´"a iniciativa visa contribuir para a criação de novos negócios agroindustriais, visando atender a demanda internacional e a ampliação do mercado brasileiro para sucos e polpas de frutas".
Luiz Ariosto Erhart diretor da Golden Peach, uma das empresas analisadas pelo projeto, afirma “o país é importador deste produto e nossa região tem produção, além disso uma grande quantidade de pêssego é desperdiçada por ser de tamanho pequeno para colocar na lata para as compotas”. Entretanto, o Brasil, apesar do seu potencial de produção de polpa de pêssego com variedades e qualidade adequada, tem importado mais de 90% das suas necessidades, equivalente a 12.000 toneladas/ano.
O que vem movimentando esta demanda é o grande crescimento do mercado de sucos prontos para beber, onde o sabor pêssego é o segundo mais preferido. No mercado internacional a demanda também é grande, os principais importadores são os Estados Unidos, União Européia, Japão e Rússia. Segundo Moacyr Saraiva Fernandes, presidente do Ibraf “a produção de polpa de pêssego no país é uma oportunidade que está sendo desperdiçada pela indústria de pêssego nacional”.