Substâncias Químicas
A substância química pode ser formada por átomos do mesmo elemento químico, como o O2, ou oxigênio, que é chamada substância simples, ou por elementos químicos diversos, como o ácido sulfúrico, H2SO4, chamada substancia composta.
Características das Substâncias Químicas
Todas possuem a unidade de sua estrutura (moléculas) iguais entre si; possuem composição e características fixas, não há alteração da temperatura durante os processos de mudança de estado físico (como fusão e ebulição); sua composição fixa garante que podem ser representados com fórmulas.
Chama-se alotropia quando o mesmo elemento químico pode originar substâncias diferentes. Isso é muito comum com o Carbono, mas também pode ocorrer com outros elementos, como o Oxigênio, nas formas de O2, parte do ar disponível na atmosfera e O3 (ozônio).
A diversidade de elementos químicos pode ser arranjar de formas complexas ou simples, criando milhares de substâncias químicas com propriedades completamente diferentes.
Além disso, há também o conceito de homogeneidade e heterogeneidade. A mistura de substâncias químicas será homogênea quando sua aparência demonstrar a mesma característica, como, por exemplo, a mistura de água e álcool. O mesmo não se pode dizer de uma mistura com água e areia.
Classificação
Quanto ao tipo de ligação as substâncias são classificadas em Iônicas, Moleculares ou Metálicas.
As substâncias iônicas têm pelo menos uma ligação iônica.
Exemplo: NaCl (cloreto de sódio)
NaNO2 (nitrito de sódio)
As substâncias iônicas têm elevados pontos de ebulição e fusão; muitas delas,