Substâncias neurotransmissoras
Produzidas pelos neurônios, os neurotransmissores são substâncias químicas responsáveis pelas funções do controle do organismo. São moléculas pequenas e simples que atua no encéfalo, medula espinhal, nervos periféricos, junção muscular. Cada célula secreta diferentes transmissores.
Esses neurotransmissores agem no espaço chamado sinapse, quando o impulso nervoso chega ao fim do axónio, não tendo ligação com o neurônio seguinte.
O axónio que envia informação a substância neurotransmissora é chamado de pré-sináptico e o neurônio que recebe a substância neurotransmissora é chamado de pós-sináptico.
Existem várias substâncias que atuam como neurotransmissores, dessas podem destacar a: Acetilcolina, noradrenalina, dopamina, serotonina, endorfina, glutamato, asparto, gaba, glicina, histamina e encefalinas. No quadro abaixo se pode observar suas origens e funções.
SNT
ORIGEM
FUNÇÃO
Acetilcolina
Colina
Neurotransmissor em maior quantidade em nosso corpo, ajuda no controle do tônus muscular, no aprendizado, nas emoções, regulação e produção de urina. Ajuda a controlar os batimentos cardíacos e pressão sanguínea durante a relação sexual. Em baixo nível contribui para o esquecimento e falta de concentração.
Noradrenalina Tirosina
Faz-nos ficar alertas e ter boa memória, induz a excitação física, mental e bom humor. Também mediadora dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea e outros benefícios físicos.
Dopamina
Tirosina
Dependendo de onde atua desempenha várias funções; é responsável pelo sentimento de euforia, capaz de aumentar o prazer, acalmar a dor, controlar os movimentos, regula informações que vem de outras partes do cérebro.
Serotonina
Triptofano
Tem profundo efeito no humor, na ansiedade e na agressão. Esta relacionada aos transtornos afetivos e de humo. Também atua no estimulo dos batimentos cardíacos, o início do sono, regula a luz durante o sono. Pessoas depressivas devem se tratar com