substituição de metais por plastico
Valdemir Asçunção
Valdemir.ascunção@sociesc.org.br
Resumo: os materiais a base de metal, historicamente, são utilizados para fabricação de peças e componentes nas mais diversas áreas. A substituição de algumas peças produzidas em metal por materiais plásticos parecia impossível, porém, com o desenvolvimento e avanço tecnológico dos materiais plásticos, com este advento ocorreu um crescimento na substituição de peças metálicas por peças plásticas. O mercado eletroeletrônico é um exemplo do crescimento na aplicação desses materiais, os materiais plásticos apresentam baixo custo e boa resistência mecânica, quando comparados aos materiais metálicos, para que a substituição seja feita com sucesso, um dos principais fatores é a escolha correta da matéria prima, e o projeto da peça deve ser completamente refeito, levando em conta as características especificas dos materiais plásticos, afim de obter uma peça com fácil processamento e boa qualidade estética e mecânica.
Os polímeros de alto desempenho como as poliftalamidas PPA, poliarilamidas PAA, e a família das polissulfonas PPSU e PSU, desempenham papéis importantes na substituição de metais em diversas aplicações. Peças injetadas em PPA, PAA, PSU e PPSU representam significativa redução de custo frente a peças metálicas fundidas e usinadas.
A excelente resistência mecânica das Poliftalamidas e poliarilamidas (PPA e PAA) combinada à estabilidade dimensional e capacidade para operar em uma ampla faixa de temperatura, tornam estes polímeros adequados para as aplicações em ambientes diversos e em componentes eletrônicos.
Palavras Chave: Polímeros de alto desempenho. Sistemas de proteção. PSU, PPSU, PPA, PPA.
1 Introdução A substituição de peças metálicas por materiais plásticos através do processo de injeção vem se tornando uma realidade no cenário mundial. A