Substancias fundamentais- mtc
Enquanto a Medicina Ocidental Alopática está baseada na estrutura, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se preocupa com a circulação energética, as funções e as inter-relações.A MTC é muito mais do que uma prática médica. Consideramos aqui a palavra médica dentro do conceito ocidental que significa "arte ou ciência de evitar, curar ou atenuar as doenças ". Também dizemos que a MTC é um conjunto de recursos terapêuticos, não a define bem. Na verdade o seu conceito é muito mais amplo. Quando entramos em contato com a MTC ela se mostra como um caminho de tratamento, mas logo em seguida percebemos que para se tratar a doença precisamos desenvolver o nosso auto-conhecimento e finalmente percebemos que a MTC é um caminho de transformação e uma opção de vida.
A Medicina Chinesa considera como função do corpo e da mente a interação de substâncias ditas fundamentais ou vitais.As chamadas substâncias fundamentais, tão importantes para a MTC, são: QI (Energia Vital)
Qi, também grafado comoch'i(Chinês)ou ki(Japonês), é um conceito fundamental da cultura tradicional chinesa.
O termo Qi pode ser associado de um modo bem amplo ao conceito ocidental de energia: diferentes ideogramas com este mesmo som representam em chinês a energia dos alimentos, do ar e a energia pré-natal, dentre outros.
A palavra Qi é muito difícil de ser traduzida, alguns especialistas a traduzem como sendo " Força Vital", "Força da Vida"e "Energia". O Qi para os estudiosos de MTC é a base de todos os fenômenos que ocorrem no universo.
Nada poderia existir sem energia. A própria ciência ocidental se baseia em diversos conceitos de energia, utiliza-se de nomes como: energia solar, térmica, heleótica, sonora, luminosa, ATP, ADP de combustão e etc. Dentro das práticas orientais sejam elas filosóficas, marciais ou terapêuticas utilizamos a palavra tchi para expressar energia. O tchi é invisível, mas todos sabemos que ele esta