substancia intra e extracelular
O ser humano possui vários processos metabólicos no seu organismo, um deles são os acúmulos de substâncias, tanto intracelular, quanto extracelular. Essas substâncias podem ser de componentes normais como a água, os lipídeos, as proteínas e carboidratos, e também substâncias anormais como a exógena (ex: minerais), endógena (ex: amilóide) e pigmentos (ex: melanina). No acúmulo intracelular a substância pode estar localizada no citoplasma, no interior das organelas ou no núcleo e pode ser sintetizada pelas células afectadas ou produzida em qualquer outro lugar, já a extracelular estão localizados nas articulações e membranas serosas e nos túbulos renais por exemplo. Os acúmulos podem ocorrer por deficiência do metabolismo em absorver ou eliminar certas substâncias, produção excessiva e defeitos genéticos ou adquiridos.
PIGMENTOS EXÓGENOS
São pigmentos patológicos que tem origem externa ao organismo, podendo se penetrar pela via respiratória, digestiva ou parenteral e deposita-se nos tecidos, ou seja, corpos estranhos. Os pigmentos se depositam em geral nos pontos dos primeiros contatos com a mucosa ou pele, podendo ali ficar ou ser eliminados/transportados para outros locais como a circulação sanguínea e linfática, ou por macrófagos.
TATUAGEM
É uma forma de pigmentação exógena usualmente limitada à pele, na qual resulta da introdução de pigmentos insolúveis na derme, ou seja, são fagocitados pelos macrófagos da derme, nos quais residem o resto da vida. As tatuagens são permanentes ou transitórias, conforme o pigmento seja introduzido. É feita por sais de enxofre, mercúrio, ferro e entre outros corantes. A cor varia do tipo de pigmento presente. Normalmente a tinta de tatuagem não causa nenhum dano à pele, porem alguns pigmentos pode gerar alergias.
ANTRACOSE
São pigmentações por sais de carbono. Dos pigmentos inalados o mais freqüente é a poeira do carvão. A antracose é encontrada nos fumantes e em todos os invidíduos,