relatório de biologia membranas sintéticas
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
OBJETIVOS:
O objetivo da experiência foi ver a partir de membranas sintéticas, a passagem de substâncias do meio intra e extracelular, contextualizando sua tonicidade, ou seja, se era um meio hipertônico, hipotônico ou isotônico.
MATERIAL:
Instrumentos laboratoriais:
Proveta;
Pipeta;
Garra;
Fita (usada como barbante);
Membrana de diálise.
Materiais químicos:
H2O destilada (em estado quase puro, livre de íons e minerais);
NaCl 20% com coloração; Solução contendo Sacarose 20% com coloração.
METODOLOGIA: Havia seis equipes, cada qual em uma bancada diferente. Cada equipe ficou responsável por soluções com meios intra e extracelulares diferentes umas das outras. Nas primeiras bancadas: grupo 1 e 2, no meio intracelular NaCl 20% e Açúcar 20% respectivamente e extracelular H2O destilada,espera-se que haja uma solução hipotônica. Nas intermediárias: grupo 3 e 4, meio intra H2O destilada e extra NaCl 20% e Açúcar 20% respectivamente, solução esperada é a hipertônica. E nas últimas: grupo 5, no meio intra e extracelular NaCl 20% e no grupo 6, açúcar 20%,esperando uma solução isotônica. O nosso trio tinha como solução apenas o NaCl 20% para ser usado como meio intra e extracelular. A membrana de diálise foi preenchida com Nacl 20%, a pipeta foi introduzida no seu interior,de modo que não encostasse no fundo.Na extremidade aberta,amarrou-se a fita, juntamente com a pipeta,ambas presas à garra e ela foi introduzida dentro da proveta,que estava preenchida com NaCl 20%. A partir daí, foi marcado um tempo inicial e feito 5 leituras de 5 à 5 minutos para mensurar se a solução aumentava,ou não.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observamos as cinco leituras e a solução estagnou, devido o meio intracelular ser o mesmo que o extracelular(NaCl 20%). Constatando assim ser uma solução isotônica,pois não houve nenhuma alteração do líquido.
Foi montado um gráfico para cada equipe mostrando os resultados de cada uma: