SUBST NCIAS E SUAS REA ES
INTRODUÇÃO
EXPERIÊNCIA 1
Em um tubo de ensaio colocamos 2 ml de ácido clorídrico, em seguida colocamos aproximadamente 0,01 kg de metal zinco, depois com rapidez a bexiga foi colocada na boca do tubo assim as reações fizeram com que a bexiga enchesse até onde pôde, mas depois de um tempo a bexiga não murchou. Por quê?
Porque enquanto tiver metal zinco dentro do frasco com ácido clorídrico a reação continuará reagindo e a bexiga ficará em pé. Quando os metais reagem com ácido ou até mesmo com água eles liberam hidrogênio gasoso.
OBJETIVO
Esta experiência tem como objetivo observar o que ocorre quando alguns metais são colocados em contato com uma solução de ácido clorídrico concentrado. Se fará ou não hidrogênio, e se colocado a quantia certa de metal zinco e ácido clorídrico, a experiência dará certo.
Aconteceu falhas em aula, ao colocar quantia errada de metal zinco no ácido clorídrico a bexiga não encheu.
INTRODUÇÃO
EXPERIÊNCIA 2
Colocamos nitrato de cobre em um tubo de ensaio, com o auxílio de uma pinça levamos ao fogo, assim balançando de um lado para o outro, o nitrato de sólido ficou liquido e sua cor ficou mais escura, ao término dessa fase levamos o tubo com nitrato derretido a mesa, colocamos agua dentro do tubo e a cor ficou mais clara.
O aquecimento de nitrato no tubo de ensaio apenas mudou o estado físico, de sólido para líquido e então sua cor escureceu.
OBJETIVO
Estudar o sistema químico: alteração de temperatura, cor, estado físico e liberação de gases. Para verificar o que ocorre com as transformações químicas nas substancias utilizadas.