Subsistemas de contas
Subsistema patrimonial- registra como o próprio nome diz o patrimônio da instituição, ou seja, os bens móveis e imóveis, créditos, obrigações, valores, movimento de almoxarifado e etc.
Nesse subsistema encontraremos os as obrigações que a empresa tem para com terceiros e seus direitos também.
Subsistema de compensação e orçamentário- nessa subconta, ao contrário do subsistema patrimonial, não altera o patrimônio de imediato sendo direito e dever potencial. Como exemplo temos a fiança, aval, hipoteca, contratos, convênios e etc.
A parte orçamentária dessa subconta é responsável pelo controle do orçamento e de sua execução afinal se não houver um agente regulador a empresa pode perder controle sobre suas finanças.
Subsistemas de custos- esse subsistema lida com os custos de bens e serviços produzidos e ofertados a sociedade pela entidade pública, a apostila não entra em muitos detalhes sobre essa subconta e em outras fontes visitadas acabei encontrando texto ora idêntico ora parecido por isso não posso dar uma explicação mais elaborada.
Existem 6 classes do plano de contas, sendo eles:
- Ativo Compensado;
- Passivo Compensado;
- Despesa;
- Receita;
- Resultado Diminutivo do Exercício;
- Resultado Aumentativo do Exercício.
Acredito que por lidarem com os bens, direitos e contas de uma organização, o ativo e o passivo e receita se relacione com o subsistema patrimonial, a despesa por se tratar de recursos despendidos ela se parece muito com o subsistema de custos, e o resultado diminutivo e aumentativo por se tratarem de contas transitórias, se parecem com o subsistema de compensação orçamentária.
Podemos concluir que essa parte contábil de uma organização, seja ela privada ou um órgão público, é de grande importância, pois organiza e lida com sua contas de forma individual mas sempre enxergando um quadro maior, pode se parecer complicado a princípio tentar compreender como o sistema funciona, mas depois de aprendido questões