PATRIMÔNIO PÚBLICO E SUBSISTEMAS DE CONTAS
PATRIMÔNIO PÚBLICO E SUBSISTEMAS DE CONTAS
Resenha, apresentada ao professor Marcelo Rocha Oliveira, como atividade avaliação dadisciplina Contabilidade Pública, do Curso de Administração Pública à Distância, III Semestre, Grupo G2, Polo Brumado, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
BRUMADO – BA
Outubro – 2011PATRIMÔNIO PÚBLICO E SUBSISTEMAS DE CONTAS
HADDAD, R. C.; MOTA, F.G.L. Contabilidade Pública. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC: [Brasília]: CAPES: UAB: 2010. 152p. :il.
Rosaura Conceição Haddad, Servidora Pública há 30 anos, 1º órgão de origem Ministério da Fazenda, Ex-servidora da Secretaria do Tesouro Nacional – SNT/CCONT, lotada na Coordenação Geral deContabilidade – Chefe da Divisão de Procedimentos Contábeis, requisitada para a CISET/PR onde atua até os dias atuais, contadora de todos os Órgãos vinculados à Presidência da República/ PR. FranciscoGlauber Lima Mota foi analista de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda e da Presidência da República. Atualmente é Contador da Câmera dos Deputados e professor do Centro Universitário deBrasília entre outras instituições.
O módulo de Contabilidade Publica, destinados a alunos do curso de Bacharelado em Administração Pública, foca se no estudo da Contabilidade Aplicada à AdministraçãoPública, dada a necessidade de os entes da Federação coletarem, registrarem, acompanharem e fiscalizarem todos os atos e fatos que envolvem o patrimônio público.
As empresas também devemter princípios éticos sólidos, para alcançar o sucesso da organização, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades para obter o sucesso profissional.
Por isso, o Conselho Federal de Contabilidade – CFCinstituiu o Código de Ética para os Contabilistas em sua resolução CFC 803/96, no qual definiu princípios e valores que são esperados dos profissionais. Foram explorados os fundamentos éticos inerentesà profissão contábil, seu Código de Ética e às práticas usuais dos Contadores do exercício