subsidios
Unidade Santa Teresinha
Leitura e fichamento dos textos: Por que o professor deve ler para os alunos. págs 151-152
Por que o professor deve escrever pelos alunos. págs 165 á 168
Érika Rodrigues Ladeia Santos
São Paulo
2014
Érika Rodrigues Ladeia Santos
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Santa Teresinha, como requisito para compensação de ausência de aulas na disciplina de Metodologia e prática da alfabetização. Profª. Maria Aparecida Vedovelo Sarraf
São Paulo
2014
Fichamento do texto: O professor - Um ator no papel do leitor
A validação das interpretações da leitura costuma ser reservada ao professor, porem o direito e dever de ler é do aluno. [...]” Para comunicar às crianças os comportamentos que são típicos do leitor, é necessário que o professor os encarne na aula, que ofereça lhes a oportunidade de participar de atos de leitura que ele próprio está realizando, que estabeleça com elas uma relação de leitor para leitor.”
Para incentivar a leitura o professor deve incorpora-la de forma natural, não só com um proposito didático, comentando leituras que a si foram relevantes para que os alunos percebam traços fundamentais do comportamento leitor.
Para alunos no início da escolaridade a leitura do professor é extremamente importante, deve-se fazer uma narrativa continua sem interrupções e explicações, para incentivar a criança á buscar o conhecimento do todo, do que lhe fora apresentado.
Fichamento do texto: Práticas de escrita
Na introdução da escrita para crianças é necessário deixar claro: o que, para quem, para que, onde e como escrever. Um bom aliado é o uso da escrita para situações cotidianas, que pode ser ditado pelos alunos e escrito