Subnetting
Subnetting
Subnetting ou VLSM (Variable Length Subnet Mask), é uma técnica que permite que mais de uma máscara de sub-rede seja definida para um dado endereço de IP. O campo “prefixo de rede estendido” passa a ter diferentes tamanhos, e não apenas os usuais /24, /16 e /8 que representam respectivamente as classes C, B e A. Quando usamos o subnetting nos permite dividir uma única rede em várias subredes de acordo com as necessidades do cliente proporcionando o uso mais eficiente do espaço de endereço atribuído à organização.
Um exemplo de subnetting seria para uma rede /16 (Classe B) colocar o prefixo estendido como /26 o que permitiria um máximo de 62 hosts por cada subnet. IP 130.5.0.0/26, Subnet mask 255.255.255.192.
Supernetting
Supernetting ou CIDR (Classless Inter-Domain Routing), é um novo esquema de endereçamento da internet definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force) em 1995.
Como funciona:
Elimina o conceito tradicional de redes classesA, B e C (daío nome classless).
Uso do prefixo de rede, em vez dos 3 primeiros bits do endereço IP, para determinar o ponto de divisão entre o NetIDe o HostID.
Suporta o emprego de redes de tamanho arbitrário. Permite uma alocação eficiente do espaço de endereços do IPv4.Suporta agregação de rotas.
Uma única entrada na tabela pode representar o espaço de endereços de talvez milhares de rotas classfulltradicionais.
Cada informação de roteamento é anunciada junto com uma máscara de bits (prefix-length).
Roteadores que suportam CIDR NÃO se baseiam nos três primeiros bits do endereço e sim no tamanho do prefixo. O prefixo éa maneira de se especificar o número de bits contíguos mais àesquerda na porção “rede”de cada entrada na tabela de roteamento.
Rede com NetID= 20 bits e HostID=12 bits seria anunciada com um tamanho de prefixo de 20 bits (/20).
Um prefixo /20 representa um espaço de 212 (4.096) endereços.
Um prefixo /20 também pode ser usado para representar