Software de Química para Apple
Milenna Ferreira de Barros, Almir Lopes, Ivan Lopes, Edson Ferreira, Breno de Souza
RESUMO O objetivo do presente texto consiste na apresentação dos tipos de softwares da Apple disponíveis na área de Química, ressaltando as opções mais conhecidas e utilizadas. Dentro desse contexto, serão discutidas as vantagens e desvantagens do uso desses softwares, custo e facilidade de uso.
1. INTRODUÇÃO O mercado de trabalho oferece várias opções ao químico, sendo possível a ele atuar em diversas posições. Dentre os setores em que este profissional pode trabalhar, podem ser considerados desde a indústria farmacêutica até a indústria de cimento, passando pela mineração, pela metalurgia, pela indústria petrolífera, de papel e celulose, entre várias outras. Em qualquer um desses setores, as funções exercidas por ele vão, desde aquelas relacionadas à pesquisa, desenvolvimento de projetos e controle operacional, todas elas diretamente ligadas aos conceitos químicos, até cargos de gestão e gerenciamento.
Independentemente do setor ou da função exercida pelo químico, sua vida profissional consiste basicamente na obtenção, organização e tratamento de dados a partir dos quais, com base nos seus conhecimentos acadêmicos e profissionais, ele poderá extrair ou inferir informações que servirão de base para a tomada de decisões. Ainda que o trabalho do químico requeira certa liberdade, caso contrário sua função seria meramente operacional, há, por vezes, certos limites bastante estreitos que devem ser respeitados sob o risco de causarem impactos desastrosos. Além disso, a obtenção e o tratamento dos dados nem sempre é trivial, tanto em termos econômicos quanto em termos operacionais. É nesse sentido que os recursos computacionais se tornam indispensáveis à atuação do químico, funcionando como uma ferramenta que lhe assegura maior confiabilidade em relação à obtenção dos dados e ao seu tratamento e,