Sub-rotinas - IPD
SUB-ROTINAS
Nome:
Curso: Engenharia
Professor: Alexandre Solon
Matrícula:
Rio de Janeiro
Janeiro, 2014
SUMÁRIO
I.SUB-ROTINAS 3
II. PROCEDIMENTOS 4
III. FUNÇÕES 7
IV. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 9
I. SUB-ROTINAS
As sub-rotinas são ferramentas utilizadas para reduzir códigos duplicados em programas e facilitar a manutenção, consequentemente terá um menor e custo e prazo de desenvolvimento. Estas, não funcionam sozinhas, devem ser chamadas por um programa principal ou outra sub-rotina.
A utilização de sub-rotina resulta em outras vantagens como: possibilitar a reutilização do mesmo código em outros programas sem grandes alterações; decompor problemas grandes em pequenas partes; melhorar a interpretação visual do programa; esconder ou regular uma parte de um programa, mantendo o restante código alheio às questões internas resolvidas dentro dessa função.
As componentes de uma sub-rotina são: o seu protótipo, que inclui os parâmetros que são passados à sub-rotina na altura da invocação; o corpo, que contém o bloco de código que resolve o problema proposto; um possível valor de retorno, que poderá ser utilizado imediatamente a seguir à invocação da sub-rotina.
Existem dois tipos de sub-rotinas: procedimentos, que não retornam nenhum valor. São usadas para realizar alguma operação que não geram dados. E funções, que retornam valor. São utilizadas para realizar uma operação e retornam alguma resposta relativa à operação realizada.
As sub-rotinas aparecem no inicio do programa com a seguinte sintaxe:
II. PROCEDIMENTOS
A sintaxe de declaração de um procedimento é: () início corpo do procedimento; fim;
O corpo do procedimento contém os comandos necessários para realizar o processamento proposto.
É chamada de variável local toda variável pertencente ao procedimento, pois ela só pode ser utilizada dentro do escopo do