Sub moradias existentes no brasil
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
OLÍVIA DE FÁTIMA NASCIMENTO DA COSTA
submoradias existentes em todo o brasil
Itapetininga
2010
olívia de fátima nascimento da costa
submoradias existentes em todo o brasil
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade.
Prof. Andreia de Freitas Zompero
Itapetininga
2010
Um problema existente no município de Itapetininga é a presença de moradias em locais próximos a rios e banhados.
Várias outras cidades possuem moradias nestas condições, não se pode dizer que isto está localizado em cidades pequenas ou em grandes. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), um bilhão de pessoas vive em favelas em todo o mundo.
Trata-se de um problema social, pode-se até dizer que é uma conseqüência da migração para a zona urbana. Várias podem ser as causas que levam às pessoas a se instalarem nas periferias, em submoradias:
Um destes problemas é o desemprego, cuja média no Brasil é de 7,4%.
Outra vilã da questão é a dificuldade de conseguir alugar uma casa, além do preço dos alugueis que é bastante alto, são muitas as garantias que são exigidas, como fiador, adiantar o valor de três alugueis.
Muitos pais de família assalariados, não dispõem deste valor, pois as mensalidades do aluguel já representam um gasto significativo no orçamento familiar.
Se o desemprego chega aí a situação fica ainda mais apertada. O salário garantido no final do mês é substituído por trocadinhos ganhos a cada bico, e nem todo dia entra dinheiro dentro de casa.
Esta é uma das estórias, cujo desfecho é: mais uma família se instalando num submoradia em condições precárias, numa favela existente ou à margem de rios e córregos.