Suas

2008 palavras 9 páginas
Introdução
A política Nacional de Assistência Social- PNAS é um projeto inovador, que dá continuidade à mudança no modo de se conceder o cidadão brasileiro indicada pela constituição federal- Brasil, 1988 e pela lei Orgânica da Assistência Social- Loas – Brasil 1993. Nesta nova concepção, a assistência social configura-se não mais como favor ou caridade, mas como um direito do cidadão à proteção social,compondo a chamada seguridade social.na prática, este novo modelo de assistência social possui dois grandes objetivos: suprir as necessidade imediata e desenvolver no individuo sua capacidade para maior autonomia.
Ao se considerar as condições políticas e institucionais, reunidas desde o surgimento da LOAS, cabe relembrar os avanços conquistados pela sociedade brasileira na construção da política de assistência social,decorrência de seu reconhecimento como direito do cidadão e de responsabilidade do estado. Contudo, a consolidação da assistência social como política pública e direito social ainda exige o enfrentamento de importantes desafios. Com o acontecimento da IV conferência nacional de assistência social, realizada em dezembro de /2003, em Brasília/Df,apontou como principal deliberação a construção e implementação do Sistema Único da Assistência Social- SUAS,requisito essencial da LOAS para dar efetividade à assistência social como política pública.

A expressão máxima da assistência social no Brasil foi a Fundação legião Brasileira de Assistência L.B.A que teve sua origem na mobilização do trabalho civil,feminino e de elite,para prestação de serviços assistenciais às famílias dos convocados para a II guerra mundial.
A Fundação legião Brasileira de Assistência L.B.A foi criada em 28/08/1942, pela senhora Darcy Sarmaho Vargas (1895,1968).Tem por finalidade primordial à proteção à maternidade,à adolescência desprovidas de recursos .Objetiva-se:a integração da mulher,da criança,e do adolescente na comunidade através de orientação familiar de educação de

Relacionados