Style
Em economia, construir teorias significa extrair conhecimento sobre o funcionamento do sistema econômico.
Uma teoria pode ser apresentada sob a forma de um modelo. Um modelo é a representação simplificada da realidade ou das principais características de uma teoria.
5)
Os "argumentos" que compõem a teoria econômica são classificados em positivos e normativos. Os argumentos positivos dizem respeito ao que "é, foi ou será", qualquer rejeição sobre as suas validades pode ser apropriadamente confrontada com os fatos da realidade. Os argumentos normativos dizem respeito ao que "deveria ser", são impregnados de critérios filosóficos, religiosos ou culturais.
8)Agentes econômicos são pessoas de natureza física ou jurídica que, por meio de suas ações, contribuem para o funcionamento do sistema econômico. São eles: As Famílias que incluem todos os indivíduos e unidades familiares da economia (consumidores). Firmas são unidades encarregadas de produzir e/ou comercializar bens e serviços. O Governo, por sua vez, inclui todas as organizações que, direta ou indiretamente, estão sob o controle do Estado.
9) recursos (trabalho, terra, capital e capacidade empresarial) utilizados na produção de bens e serviços.
10) Concorrencia monopolista.
Em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.
12) Preço relativo.
O preço relativo, é o quanto vale uma mercadoria em relação à uma outra. exemplo: uma lata de óleo de 1L para cozinha, vale digamos, 80% de um pacote de feijão de 1kg; podemos dizer que é uma proporção entre as duas mercadorias.
14) Oferta e demanda, pois deve-se encontrar esse equilíbrio para chegar ao preço, mas não existe uma formula para chegar a ele.
18) Custo de Oportunidade que é definido como o valor da próxima melhor alternativa que deve ser sacrificada quando uma escolha é feita.
19) Desemprego é causado