Clube do imperador, trabalho proposto pelo professor luciano gomes.
Trabalho: Filosofia e Cinema
Prof.: Luciano Gomes dos Santos e-mail: luciano@cotemig.com.br Objetivo: Levar o educando a refletir a respeito de sua ação humana no processo de aprendizagem, considerando o ambiente escolar, os educadores e a família. Por outro lado, despertar no educando a sua contribuição e participação na construção da história.
Filme: O Clube do Imperador EUA, 2002, 109 min. Direção: Michael Hoffman Elenco: Kevin Kline, Jesse Eisenberg, Paul Dano, Rishi Mehta e Emile Hirsch
Dinâmica do trabalho: O trabalho será baseado no filme: O Clube do Imperador. A turma será dividida em grupos, no máximo de 7 (sete) membros. Cada grupo, após assistir ao filme, responderá às questões abaixo.
TRABALHO ESCRITO: deverá seguir as normas, conforme a orientação do Colégio Cotemig.
DATAS DE ENTREGA E APRESENTAÇÃO:
Na última semana do mês de abril, conforme o horário da aula de Filosofia.
QUESTÃO 01
Por que, segundo professor Hundert, a história de Shutruk-Nahunte (estava escrito na placa no fundo da sala: “Rei de Anshand e Susa soberano da terra de Elam, Eu destruí Sippar, capturei a Estela de Nirah e a levei de volta a Elam onde a plantei como uma oferenda ao meu deus." - 1158 a.C.”) não é mencionada em nenhum livro de História?
R: Porque sua ambição e suas conquistas sem contribuições para os demais não tem sentido e nem significado, ou seja, tomar atitudes apenas em prol de si mesmo e não ajudar o próximo apenas prova que este não tem caráter.
QUESTÃO 02
Qual a relação da história de Shutruk-Nahunte com os alunos de St. Benedict’s?
R: A história do rei Shutruk leva os alunos a refletirem que suas vidas perdem o sentido se esta for baseada no egoísmo. Se alguém for egoísta o suficiente para viver somente para si, este é verdadeiramente sem caráter.
QUESTÃO 03
Em St. Benedict’s existia um código de autodisciplina baseado na confiança mútua. Quais alunos violaram essa confiança e comprometeram a