studante
TROMBOSE
Trombose é o processo da solidificação do sangue no interior de um segmento qualquer do sistema cardiovascular de um indivíduo vivo.
Trombo é a massa sólida, formada in vivo, em qualquer segmento do sistema cardiovascular, derivada de componentes do sangue.
Etiopatogênese (tríade de Virchow) = a trombose pode ocorrer quando existe (1) lesão endotelial, (2) alteração do fluxo sanguíneo e/ou (3) hipercoagulabilidade do sangue. lesão endotelial: aterosclerose, trauma, inflamação (arterite, flebite, miocardite), infarto do miocárdio. Outras vezes, não existe uma lesão morfológica do endotélio, mas apenas sua disfunção (tabagismo e hipercolesterolemia → redução da síntese de anticoagulantes e alteração da superfície celular, facilitado a adesão plaquetária) alteração do fluxo sanguíneo: duas situações favorecem a trombose:
(1) retardamento do fluxo (estase) → mais comum na trombose venosa; a redução do fluxo favorece a agregação de hemácias e plaquetas, o aumento da resistência do fluxo e o aumento da permanência dos fatores de coagulação ativados no local.
Ex.: insuficiência cardíaca, dilatação vascular, aumento do hematócrito, aumento da viscosidade do sangue, redução da contração muscular.
(2) aceleração do fluxo (turbulência) → mais comum na trombose arterial; o aumento da velocidade do sangue modifica o fluxo laminar, permitindo o contato das plaquetas com a superfície interna dos vasos.
Ex.: aneurismas hipercoagulabilidade: pode ser provocada por:
(1) aumento no número (trombocitose) ou modificações funcionais das plaquetas, como variações dos receptores da superfície plaquetária
(2) alterações dos fatores pró ou anticoagulantes → fator V Leiden (resistente à inativação pela proteína C), liberação de tromboplastina no plasma que ativa a via extrínseca de coagulação (politraumatismos, queimaduras, cirurgias extensas, neoplasias malignas, deslocamento prematuro da placenta, feto morto retido).
O uso de