ATPS Leitura e compreensão de texto
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Faculdade Anhanguera – Taguatinga – Brasília
Curso: Serviço Social
Grupo 01
Jr Vitor
Marília Ribeiro
Elvira Montalvânia
Célio Aquino da Silva
Silvério Campos
Tutora presencial: Jorge Luiz Flores
Tutora a distância: Fabiano Silva de Sousa
Professora: Luiz Roberto Wagner
Brasília, 12 junho de 2013.
Concepção de leitura
A leitura é muito importante na nossa vida, sobre a necessidade de se cultivar o habito de leitura entre crianças e jovens, sobre o papel da escola na formação de leitores competentes, com o que concordamos prontamente.
Mas dessa discussão, destaca-se questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler? As perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais revelarão uma concepção de leitura de corrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.
Ler é questionado pelo mundo e por si mesmo significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é.
A concepção de leitura na sociedade contemporânea é muito diferente da sociedade de duas décadas atrás, ela exige uma atenção múltipla para aprender a lidar com a enorme quantidade de links e hiperlinks conectado a um texto. Ler significa ser questionada.
Estratégia de leitura
Desse leitor, espera-se que processe, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou rechace, que de sentido e significado ao que lê, tentamos uma “simulação’’ de como nós leitores recarregamos a uma serie de estratégias no trabalho de construção de sentido. As estratégias de leitura dizem respeito ás formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma